Mesmo sem uma equipe para isso, os empreendedores precisam investir tempo e dinheiro na área. “A primeira coisa que tem que fazer é entender se sua proposta de valor está certa para o mercado”, ensina Timothy Altaffer, professor de marketing do Insper. Com a ajuda dos professores, EXAME.com selecionou seis expressões que podem indicar que suas ideias sobre marketing estão erradas e a imagem da empresa, prejudicada.
1. Copiar a concorrência sempre funciona
Se você é daqueles que acha que copiar a estratégia da concorrência é
uma ação esperta, talvez seja hora de rever os conceitos. “A gente
percebe um efeito manada. Se algum concorrente, na percepção do pequeno
empresário, tem sucesso com uma campanha, na sequência, repete-se a
fórmula querendo o mesmo resultado”, afirma Andrade.Segundo ele, o resultado pode até ser parecido, mas a fórmula será desgastada com o tempo. “O que deixa de ser novidade o consumidor descarta e, se não há preocupação de se distinguir, você só faz parte da paisagem”, explica. Assim, a campanha deixa de ser uma ação positiva e passa a ser um custo, já que não trará retorno.
2. Planejamento é perda de tempo
Muitos empresários que não têm uma equipe de marketing caem na
armadilha de fazer tudo sem planejamento. “Precisa entender bem o que o
mercado demanda, o que a concorrência está fazendo, qual preço o cliente
está disposto a pagar, como o produto vai chegar ao mercado e para
quais canais o seu público está olhando”, ensina Altaffer.
3. Minha experiência prática basta
Quando o empreendedor está muito ligado ao negócio, acaba deixando sua
visão distorcer a realidade. “A grande jogada é ter capacidade de
transformar a teoria em prática. Só a prática te leva até onde você já
experimentou, e então há uma dificuldade de saber o que mais existe. O
erro é acreditar que o conhecimento prático se sobrepõe a tudo que
existe”, diz Andrade.
A troca de informações ajuda a evitar esta miopia. “Associações de
classe são instrumentos interessantes para trocas de experiência muitas
vezes poucos utilizados”, afirma o professor do Ibmec/MG.
Segundo ele, muitas vezes, o produto é ideal na cabeça do empreendedor, levando em conta seu modelo mental. “Mas pode estar totalmente incoerente com o que consumidor e o mercado estão querendo. Isso é um erro comum em novos empreendedores”, explica.
Ao falar em vendas, o professor sugere pensar em metas, objetivos, planos e modelos de coordenação de vendas. “Quando o assunto é marketing pode ter abrangência maior, como monitorar concorrência, networking e promoção”, explica.
Fonte: Exame
4. O dono sempre sabe o que o mercado quer
Junto com a ideia de que a visão prática sobrepõe a teórica, está a
ideia errada de que o empresário sabe, por si só, o que o seu mercado
quer. “O pior erro é ter uma visão de dentro para fora. Não estar ciente
do que o mercado quer e pensar que a tua oferta é a melhor possível
levam para uma miopia do mercado”, diz Altaffer.Segundo ele, muitas vezes, o produto é ideal na cabeça do empreendedor, levando em conta seu modelo mental. “Mas pode estar totalmente incoerente com o que consumidor e o mercado estão querendo. Isso é um erro comum em novos empreendedores”, explica.
5. Marketing e vendas são a mesma coisa
Segundo os professores, é comum que os empresários sem muito preparo
confundam marketing e vendas. “É um mito acreditar que marketing é o
mesmo que vendas. Há diversas ferramentas de prática de gestão de
marketing que se diferenciam de vendas”, afirma Andrade.Ao falar em vendas, o professor sugere pensar em metas, objetivos, planos e modelos de coordenação de vendas. “Quando o assunto é marketing pode ter abrangência maior, como monitorar concorrência, networking e promoção”, explica.
6. Divulgar a empresa é um custo
Outro erro básico, na visão dos professores, é colocar marketing como
custo e não como investimento. “Marketing tem muito mais do que
campanhas. Tem relação com a parte financeira, de RH e estratégica. A
primeira coisa que passa na cabeça é acreditar que marketing é mais
custo do que investimento. Para distinguir a diferença tem que medir o
retorno da ação sobre o investimento”, diz Andrade.Fonte: Exame
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