sexta-feira, 20 de abril de 2012

Faça amor, não faça Marketing

Rasgue todas as suas cartilhas de marketing! Os 4 Ps - Produto, Preço, Praça e Promoção – estão desatualizados. Calma! Não siga ao pé da letra. Acalme-se, eles ainda são mais do que válidos. A proposta é ter uma visão diferente do que Jeromy McCartthy teve em 1960. O motivo é óbvio: a vida evolui. E o grande salto da humanidade não é só ter ideias novas e sim ver as antigas de formas diferentes.
Muito se fala de marketing e das estratégias de vender tudo a qualquer preço. Esse modelo caiu. O Rei está nu. A empresa que têm como missão conquistar apenas a mente e o coração do consumidor está equivocada. Temos que conquistar o espírito. É isso que prega o mago do marketing Philip Kotler em sua abordagem do marketing, na versão 3.0 e é isso que o mercado tem cobrado.


Quando estamos apaixonados, ficamos bobos, nos entregamos totalmente a algo, trabalhamos com amor, nos entregamos de corpo e alma, queremos o bem de nosso bem querer. E é isso que as empresas devem ter com seus consumidores, pois são eles que mantêm a empresa. Eles que deslumbram todos os benefícios de sua marca e seus produtos para os outros consumidores.


Lembre-se de seu 1º beijo. Lembre-se de sua infância, quando a vida lhe fazia mais sentido e o medo de perder, de arriscar, de errar era mera brincadeira. Assim como as crianças são moldadas, os consumidores também o são, e se essa criação não obtiver amor, segurança, afeto, compreensão, compartilhamento, provavelmente essa criança tornar-se-á um adulto frustrado. E um consumidor frustrado deveria ser como uma lágrima para as empresas. Ela está desviada de sua missão, visão e seus valores, sejam eles quais forem.


Sei que muitos empresários vão ler esse material, acredito que muitos vão se questionar: o que estamos fazendo? Qual a nossa obra? O que ficará após partirmos? A resposta é obvia – aliás, o óbvio não nos chama a atenção, pois é apenas óbvio – plante amor para receber afeto. Faça de seus consumidores além de fãs, que se tornem parceiros, colaboradores. Mexa com a vida das pessoas, traga boas lembranças. Exemplo, se você vende detergente para louças, não se foque apenas que sua marca faz mais espuma, é mais eficaz contra a sujeira. Compartilhe a lembrança de que lavar louça é igual a brincar com água quando éramos criança – e como adorávamos banhos de mangueira, mergulho em riachos... – pode ter certeza, você não está vendendo limpeza, você está vendendo nostalgia.


Outro exemplo claro é esse próprio texto publicado aqui, no portal do Mundo do Marketing. Nesse momento tenho a oportunidade de colaborar com o portal, de escrever junto com ele a história da vida das pessoas e da humanidade. Minha relação deixa de ser de consumidor de notícias para ser coautor. Sou paulista de nascimento e paranaense de coração. O Paraná me deu condições de concluir meus estudos, iniciar minha carreira profissional, me apaixonar por uma mulher maravilhosa, e ter uma linda família. E mesmo estando longe, não deixo de seguir, acompanhar, e contribuir com a empresa que deixou de ser empresa, para ser minha parceira. Sim, não se chama só Mundo do Marketing, chama-se Mundo do Marketing e Elizeu Alves. Estamos incorporados.


Assim, deve ser com os consumidores. Eles não querem ser só ficar assistindo, querem participar, co-criar, chamar de seu. Entregue o seu coração e o consumidor corresponderá e como dizia Steve Jobs, como todas as coisas do coração, só tendem a melhorar com o tempo.

Fonte: mundodomarketing.com.br

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Montes Claros será sede da etapa regional dos Jogos de Minas

A cidade de Montes Claros volta a sediar a etapa regional dos Jogos de Minas 2012, antigo Jogos do Interior de Minas (JIMI). A competição será realizada entre os dias 26 de abril a 1º de maio. Nesta etapa, haverá a disputa nas modalidades de futsal, handebol, basquete e vôlei, nos naipes masculino e feminino.

Ao contrário de outros anos, a competição terá apenas duas etapas: a regional e estadual. Portanto, o campeão de cada modalidade na etapa regional garante vaga para a etapa estadual.

No próximo dia 17 de abril, terça-feira, às 14h, haverá a reunião técnica da competição no auditório da Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro, em Montes Claros. O encontro irá tratar de assuntos relacionados à primeira etapa dos jogos. Serão esclarecidos o regulamento geral e ainda haverá o sorteio das chaves.

Para o secretário da Juventude, Esporte e Lazer de Montes Claros, Geraldo Altamiro de Oliveira, o Tatu, a realização dos Jogos de Minas mostra mais uma vez a preocupação da Prefeitura de Montes Claros em o apoiar o esporte local.

“A prefeitura de Montes Claros tem se preocupado em apoiar todos os segmentos do esporte, e os Jogos de Minas são uma de nossas prioridades. Vamos sediar a primeira etapa com muita organização e mostrar que Montes Claros é capaz de trazer grandes eventos para cá”, disse Tatu, que destacou ainda a importância dos jogos para a cidade.

“Os Jogos de Minas, sem dúvida, contribuem para o desenvolvimento da cidade. Estimula o potencial econômico, cultural e turístico, além de desenvolver a prática esportiva e revelar talentos para o esporte”, salientou o secretário.

 

Fonte: Jornal Montes Claros

terça-feira, 3 de abril de 2012

Google usa tecnologia do Street View para mostrar obras de arte de museus brasileiros

 

O Google lançou nesta terça-feira (3) no Brasil um serviço que mostra fotografias de alta resolução das obras de arte de dois museus brasileiros.

Chamado de Google Art Project, o recurso usa a tecnologia do Street View (que exibe fotos de ruas de todo o mundo) para oferecer visitas virtuais em 360 graus a dois museus de São Paulo, o MAM (Museu de Arte Moderna) e a Pinacoteca do Estado de São Paulo, ambos na capital paulista.

As fotos em alta resolução contemplam 98 obras da Pinacoteca e 89 do MAM. Cada um desses museus tem uma obra fotografada em 7 bilhões de pixels (altíssima resolução). Na Pinacoteca a obra com altíssima resolução

O serviço Art Project - que já existia em outros países desde fevereiro do ano passado - acaba de chegar em sua segunda fase com quase 30 mil obras  do acervo de 151 galerias de 40 países, entre elas a Uffizzi, em Florença; o Palácio de Versalhes, na França; o Museu Kampa, em Praga; o Museu Van Gogh, em Amsterdã; e o Museu Estatal Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia.

As imagens foram feitas por um conjunto de 15 câmeras instaladas em pequeno carrinho de 2,6 m e que pesa 60 kg.

Internautas que acessa o Google Art Project podem escolher o nome do museu, pesquisar pelo título das obras,  montar uma galeria com suas imagens preferidas e compartilhá-la nas redes sociais com seus amigos. Outros recursos são o zoom, que aproxima da tela detalhes das imagens, resumos explicativos sobre as obras e um mapa que ajuda o usuário a “passear” pelo acervo dos museus.

Segundo Alessandro Germano, responsável pelo Art Project na América Latina, o recurso funciona como um complento à experiência de visitar um museu.

— Infelizmente, nem todo mundo pode frequentar museus em várias cidades do mundo. Nosso objetivo é tornar a arte universalmente acessível, trazer novas formas de interação e complementar a experiência que se tem ao visitar o museu.

A América Latina tem dez museus de países como Colômbia, Argentina e Peru que fazem parte do projeto.